segunda-feira, janeiro 10, 2011

A Senhora Beatriz

Hoje em Angra serão poucas as pessoas que se lembraram desta simples senhora, foi para Angra como empregada domestica do Tenente Coronel Carvalho no tempo da II grande guerra.

Natural de Barcelos, de lá saiu em criança para servir aquele militar e acompanhou-o até ao fim da comissão de serviço na Terceira com uma idade a rondar os 40 anos.
Tornou-se conhecida como a Beatriz dos cães, pois andava sempre com vários cães pela trela, fazia criação e vendia-os como forma de rendimento, para alem de voltas e de algumas limpezas domesticas.

Em casa dos meus pais fez amizade por ter vendido uma cadela a que chamamos Laika, ia lá muitas vezes e acompanhou o nosso crescimento, para nós passou a ser um familiar, éramos os seus meninos como gostava de chamar.

Quando vim para o Fayal em 1971, quis conhecer onde passava a viver, pois nunca tinha saído da Ilha, foi a primeira visita que tivemos da Terceira, recebemo-la como um familiar querido, então tinha a minha primeira filha com meses apenas, junto dela passava tempos só a olhar pensando talvez num filho que nunca teve.

Em nossa casa encontrou sempre o calor de uma família que também passou a ser sua, morreu velhinha no Convento de São Gonçalo.

Nunca conheci o seu nome completo, na minha memória será sempre a Senhora Beatriz.

Sem comentários: