domingo, abril 10, 2011

Capacidade de adaptação

A chave para a sobrevivência está na capacidade de adaptação, porque "Não são os mais fortes nem os mais inteligentes que sobrevivem. São os que são mais adaptáveis à mudança", afirmou Kasparov, citando Charles Darwin.

O antigo campeão de xadrez proferia uma conferência sobre estratégia na segunda "Leadership Grand Conference", organizada pela University of Porto Business School.

"A adaptabilidade é o que conta mais", afirmou, destacando que o ser bem sucedido enquanto inovador não significa ser bem sucedido como sobrevivente.

Kasparov defendeu também que "não há segredos para o sucesso", porque "a receita é única para cada pessoa", e alertou que "as ferramentas que criaram um problema não o podem resolver".

O conferencista citou também Pablo Picasso, concordando que "os computadores são inúteis, porque apenas conseguem dar respostas".

Confiar na intuição humana, ter capacidade de colocar perguntas, dar mais importância à avaliação do que ao cálculo e não mudar de estratégia a todo o tempo foram outros conselhos dados pelo ex-campeão.

"Estratégia é ter objectivos, não é reagir às adversidades. Estratégia é saber o que fazer quando não há nada para fazer", disse.

Kasparov afirmou que "há ainda uma crise de confiança relativamente a Portugal, uma das mais pequenas economias da zona euro", mas considerou que a actual crise é uma "oportunidade" para o país, desde que esteja disposto a assumir novos desafios.

In Jornal Económico - (10/02/2011)

Sem comentários: